Conselho de Imprensa

O Conselho de Imprensa faz parte do Instituto Brasil Imperial (IBI), uma entidade cívico-cultural sem fins lucrativos fundada em 1994 em São Paulo, onde sempre manteve sua sede administrativa.


Nosso lema é a celebre frase de Sua Majestade o Imperador Dom Pedro II: "imprensa se combate com imprensa".


No entanto, para as redes sociais nosso entendimento é que deve ter uma regulamentação até maior da existente na imprensa formal, pois nas redes a maioria dos criadores de conteúdo e comunicadores desconhecem os princípios da imprensa e da responsabilidade social, criando ambiente de disseminação de informações de forma ampla e sem limites físicos ou geográficos, inclusive através de publicações agendadas e anônimas.


O IBI, tendo o ideal de liberdade de expressão, busca contribuir como observador atento do ordenamento jurídico e político vigente.


Todos os membros do Conselho são voluntários e colaboradores do IBI.


Jean Tamazato

Presidente do IBI



Gazeta Imperial

A Gazeta Imperial, publicação do IBI com mais de 280 edições, apresenta seus voluntários que são membros do Conselho de Imprensa


Jean Alex Tamazato - Jornalista - Mtb: 280.123

José Alves dos Reis - Jornalista fotografo - Mtb:

Luís Severiano Soares Rodrigues - Redador - 01/


Hélio Brambilla - Jornalista - Mtb:

Delmira Nardy - Jornalista - Registro 02/762






Quem somos

O Instituto Brasil Imperial é uma entidade cívico-cultural, sem fins lucrativos, suprapartidária, laica e formalizada conforme o Direito Civil. Tem como objetivo a divulgação do Brasil Imperial e o parlamentarismo monárquico através de atividades culturais e sociais, pesquisa e comemorativas.


Fundado em 1994 pelo saudoso General de Exército Pedro Braga de Araújo, ex-Comandante do Sudeste, o Brasil Imperial sempre defendeu o Estado Democrático de Direito, a liberdade de pensamento e imprensa, liberalismo e o civismo. O Brasil Imperial destaca-se com entidade pluralista, reúne monarquistas e republicanos de diversos credos, nacionalidades, gêneros, etnias e nacionalidades. Seguimos o espírito imperial que forjou nossa Nação com imigrações, pluralidade religiosa, ciência, integração cultural e miscigenação.


Mantemos os ideais de D. Pedro I, Dom Pedro II, José Bonifácio e tantos outros nomes da nossa gloriosa História Nacional.


Patrono

Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça (1774 — 1823) jornalista, diplomata, patrono da cadeira 17 da Academia Brasileira de Letras, patrono da imprensa brasileira.